Combate aos Incêndios: Governo prolonga situação de alerta em todo o território continental
O Governo decidiu prolongar a situação de alerta em todo o território continental até às 23h59 de 19 de agosto, em resposta à persistência de condições meteorológicas adversas que agravam significativamente o risco de incêndios rurais. A medida mantém em vigor um conjunto de restrições excecionais para mitigar o perigo de ignições e assegurar a prontidão dos meios de combate. A decisão, anunciada pela ministra da Administração Interna, Maria Lúcia Amaral, foi justificada pela continuação de um cenário meteorológico adverso, com “temperaturas muito elevadas, baixos níveis de humidade e vento por vezes forte”. A ministra sublinhou que, após 22 dias consecutivos de calor intenso, a “adversidade não dá sinais de nos largar”, tornando a prorrogação da medida essencial. Esta foi a quarta vez que o estado de alerta, inicialmente declarado a 2 de agosto, foi prolongado. No âmbito desta declaração, mantêm-se em vigor medidas de caráter excecional, como a proibição de acesso e circulação em espaços florestais, a proibição total de queimadas e queimas de sobrantes, a proibição de utilização de fogo de artifício e a proibição de trabalhos nos espaços rurais com recurso a maquinaria que possa gerar faíscas. A ministra apelou à responsabilidade de todos, afirmando que este “é um combate de todos” e que é necessário “manter a vigilância” e a “autocontenção perante os ricos”. A decisão implica também a manutenção do dispositivo operacional em grau de prontidão elevado, com reforço de meios da GNR, PSP e Forças Armadas para operações de vigilância e fiscalização.



Artigos
16
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou no dia 27 de dezembro o decreto da Assembleia da República que proíbe os maquinistas de desempenharem funções sob o efeito de álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas, informou a agência Lusa. O diploma inclui também o reforço das penalizações para os profissionais que desrespeitem estas normas. […] O Artigo Marcelo Rebelo de Sousa promulga proibição de álcool e drogas para maquinistas o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Na ditadura salazarista, durante e após a revolta militar de 25 de Abril de 1974, as pessoas não estavam nem zangadas, nem revoltadas. Simplesmente incrivelmente pobres, analfabetas e tristes. De repente, sentiram-se contentes, muito contentes. Não se vingaram, nem fizeram “justiça”, mas foram vítimas do seu entusiasmo, da sua inexperiência, da sua ignorância e vontade […] O conteúdo Muitas pessoas deixaram-se corromper aparece primeiro em Visão.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou a suspensão temporária do apoio municipal aos passes de transporte dos idosos, assegurando que a medida está a ser reavaliada e que deverá regressar em fevereiro de 2026, com critérios mais restritivos.

Ventura insistiu que "não faz sentido" realizar esta reunião em plena campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de janeiro com a participação de "dois dos principais candidatos".







