Os encontros, que começam na próxima quarta-feira, marcam o arranque da preparação do Orçamento do Estado, embora o executivo sublinhe que ainda não se trata de negociações para a sua viabilização.
O anúncio foi feito pelo Ministro dos Assuntos Parlamentares, Carlos Abreu Amorim, na conferência de imprensa após o Conselho de Ministros.
O ministro explicou que o Governo vai encetar um "périplo com os grupos parlamentares e deputados únicos sobre várias questões", sendo o Orçamento do Estado para 2026 (OE2026) uma das matérias centrais. As reuniões terão lugar na Assembleia da República e contarão com a presença do Ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, e de outros ministros, dependendo das agendas.
Carlos Abreu Amorim precisou que estes encontros "não serão ainda negociações do Orçamento", mas sim uma fase preparatória para "divulgar as grandes opções orçamentais" e ouvir todos os partidos, incluindo o PS e os deputados únicos. O líder do PS, José Luís Carneiro, já tinha reagido à notícia dos convites, afirmando que o líder parlamentar socialista estava a acompanhar o assunto e que considerava "muito bem que esses encontros se possam realizar e que sejam construtivos".
O Governo tem até 10 de outubro para entregar a proposta de Orçamento do Estado para 2026 no Parlamento.
O ministro dos Assuntos Parlamentares expressou esperança de que as discussões este ano "sejam bastante mais fáceis" e tragam "uma lógica de acalmação" à política nacional.














