O processo visa a venda de uma participação na companhia aérea e será dirigido exclusivamente a operadores aéreos de grande dimensão ou a consórcios por eles liderados. De acordo com a resolução aprovada, o processo de privatização será estruturado em quatro fases distintas: pré-qualificação, apresentação de propostas não vinculativas, apresentação de propostas vinculativas e uma eventual fase de negociação final. Um dos critérios de elegibilidade fundamentais para os potenciais investidores é a exigência de receitas superiores a cinco mil milhões de euros em, pelo menos, um dos últimos três anos, o que demonstra a intenção do Governo de atrair apenas grandes nomes do setor da aviação com experiência comprovada. O decreto-lei que enquadra a operação prevê a venda de até 44,9% do capital da companhia a um investidor de referência, reservando ainda uma participação de até 5% para os trabalhadores da empresa. A decisão de avançar com a privatização tem gerado debate político, com o Partido Socialista a colocar como condição para a sua aprovação a manutenção do hub de Lisboa, um ponto considerado estratégico para a economia nacional.
Governo Aprova Caderno de Encargos para a Privatização da TAP
O Conselho de Ministros aprovou o caderno de encargos que define os termos e condições para a reprivatização do capital social da TAP.



Artigos
5Política
Ver mais
O PS do Baixo Alentejo teme que o projeto de ampliação e requalificação do hospital de Beja fique “perdido dentro de uma qualquer gaveta” e quer saber qual “a taxa de execução do investimento realizado até ao momento”. As questões dos socialistas surgem depois de o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, […]

Aliança quer mais auxiliares nas escolas e edil diz estar atenta João Trocado defendeu que a Câmara da Póvoa de Varzim deve contratar mais assistentes operacionais para as escolas do concelho. O vereador da Aliança Poveira aproveitou a primeira reunião do executivo para expor alguns casos de perigo que estão a surgir nos recreios pela falta de vigilância, tendo salientado estar preocupado com esta situação. Face à […] O conteúdo Aliança quer mais auxiliares nas escolas e edil diz estar atenta aparece primeiro em Noticias Onda Viva.

Nuno Melo considerou que a compra dos helicópteros Black Hawk são a "decisão mais racional", explicando ainda que "podem ajudar na capacidade civil", mas que são também "equipamento militar" e que terão de estar ao serviço das Forças Armadas, se necessário.

Governo delega competências nas administrações de empresas públicas para realizarem despesas plurianuais sem necessidade de aprovação da tutela em algumas situações, mas obriga a reporte trimestral.







