Esta decisão surge após um concurso para contratos de associação com colégios privados ter resultado em pouca adesão, cobrindo menos de 10% das necessidades identificadas. O plano do Executivo prevê a criação de mais cinco mil vagas a partir deste ano letivo, com um apoio de 208,05 euros mensais por criança e um incentivo de 15 mil euros por cada nova sala aberta. A verba de 42,5 milhões de euros destina-se também a celebrar acordos de colaboração com 30 municípios, onde a carência de vagas é mais acentuada, para que estes possam criar até sete mil novas vagas.
Governo Alarga Apoio ao Pré-Escolar a Todas as Instituições do Setor Social
O Governo alargou o acesso aos apoios financeiros para a criação de novas vagas no pré-escolar a todas as instituições do setor social e solidário. A medida visa acelerar a resposta à carência de vagas, especialmente na Área Metropolitana de Lisboa, e foi acompanhada da aprovação de uma despesa de 42,5 milhões de euros para os próximos três anos letivos. Uma portaria publicada em Diário da República alterou o regime anterior, de abril, que limitava o apoio a Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) que já possuíssem acordos de cooperação. Com a nova regra, "quaisquer instituições do setor social e solidário que preencham os requisitos legais" podem candidatar-se, o que, segundo o Governo, "visa alargar o universo de potenciais entidades parceiras do Estado".



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







