Câmara de Lisboa Aprova Fundo de Apoio e Portal de Transparência Após Tragédia do Elevador da Glória
Em resposta à trágica ocorrência com o Elevador da Glória, a Câmara Municipal de Lisboa aprovou um conjunto de medidas de apoio às vítimas e de reforço da transparência. As propostas, apresentadas pela coligação de governo e pela oposição, incluem a criação de um fundo de apoio, um memorial e um portal de transparência. Numa reunião extraordinária do executivo municipal, foram aprovadas de forma "quase unânime" as propostas apresentadas pela liderança PSD/CDS-PP, pelo PS e pelo PCP. Entre as deliberações, destaca-se a criação de um Fundo Municipal de Apoio às Vítimas do Ascensor da Glória para "assegurar pagamentos de despesas às famílias das vítimas mortais e dos feridos". Foi também decidida a atribuição do nome do guarda-freios André Marques, que faleceu no acidente, a uma rua da cidade, bem como a criação de um memorial coletivo em homenagem a todas as vítimas. No campo da transparência, a autarquia comprometeu-se a criar um portal específico para divulgar "todos os documentos relevantes ou requeridos por qualquer interessado" sobre o acidente, que não estejam sujeitos a segredo de justiça. Adicionalmente, foi aprovada a constituição de uma equipa de missão para conceber um novo sistema tecnológico para o ascensor, visando garantir a máxima segurança no futuro.



Artigos
5Política
Ver mais
O PS do Baixo Alentejo teme que o projeto de ampliação e requalificação do hospital de Beja fique “perdido dentro de uma qualquer gaveta” e quer saber qual “a taxa de execução do investimento realizado até ao momento”. As questões dos socialistas surgem depois de o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, […]

Aliança quer mais auxiliares nas escolas e edil diz estar atenta João Trocado defendeu que a Câmara da Póvoa de Varzim deve contratar mais assistentes operacionais para as escolas do concelho. O vereador da Aliança Poveira aproveitou a primeira reunião do executivo para expor alguns casos de perigo que estão a surgir nos recreios pela falta de vigilância, tendo salientado estar preocupado com esta situação. Face à […] O conteúdo Aliança quer mais auxiliares nas escolas e edil diz estar atenta aparece primeiro em Noticias Onda Viva.

Nuno Melo considerou que a compra dos helicópteros Black Hawk são a "decisão mais racional", explicando ainda que "podem ajudar na capacidade civil", mas que são também "equipamento militar" e que terão de estar ao serviço das Forças Armadas, se necessário.

Governo delega competências nas administrações de empresas públicas para realizarem despesas plurianuais sem necessidade de aprovação da tutela em algumas situações, mas obriga a reporte trimestral.







