Esta medida surge como uma resposta direta ao persistente problema da falta de professores, que marca o início de cada ano letivo e afeta milhares de alunos. Questionado sobre as garantias dadas pelo Ministro da Educação, de que pelo menos 98% das escolas teriam o corpo docente completo, Marcelo Rebelo de Sousa mostrou-se cauteloso, respondendo com um simples "Vamos ver". O Presidente expressou esperança de que o concurso atinja os seus objetivos, permitindo que "o maior número de alunos" inicie as aulas com todos os professores colocados.
Presidente da República Promulga Concurso Extraordinário para Professores
O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou o diploma do Governo que estabelece um concurso extraordinário para a colocação de professores, visando preencher cerca de 1.800 vagas em zonas com elevada carência de docentes. O anúncio foi feito a partir de Berlim, onde o Chefe de Estado se encontrava em visita oficial, sublinhando o caráter "muito urgente" da medida para o arranque do ano letivo. O decreto-lei, aprovado em Conselho de Ministros a 28 de agosto, tem efeitos retroativos a 1 de setembro. A iniciativa concentra-se em dez Quadros de Zona Pedagógica considerados críticos, com a maioria das vagas, cerca de 1.100, destinadas a escolas na região de Lisboa. A área de Setúbal receberá 20% das vagas, enquanto os restantes 10% serão distribuídos por escolas do Alentejo e do Algarve.



Artigos
5Política
Ver mais
O PS do Baixo Alentejo teme que o projeto de ampliação e requalificação do hospital de Beja fique “perdido dentro de uma qualquer gaveta” e quer saber qual “a taxa de execução do investimento realizado até ao momento”. As questões dos socialistas surgem depois de o deputado do PS eleito por Beja, Pedro do Carmo, […]

Aliança quer mais auxiliares nas escolas e edil diz estar atenta João Trocado defendeu que a Câmara da Póvoa de Varzim deve contratar mais assistentes operacionais para as escolas do concelho. O vereador da Aliança Poveira aproveitou a primeira reunião do executivo para expor alguns casos de perigo que estão a surgir nos recreios pela falta de vigilância, tendo salientado estar preocupado com esta situação. Face à […] O conteúdo Aliança quer mais auxiliares nas escolas e edil diz estar atenta aparece primeiro em Noticias Onda Viva.

Nuno Melo considerou que a compra dos helicópteros Black Hawk são a "decisão mais racional", explicando ainda que "podem ajudar na capacidade civil", mas que são também "equipamento militar" e que terão de estar ao serviço das Forças Armadas, se necessário.

Governo delega competências nas administrações de empresas públicas para realizarem despesas plurianuais sem necessidade de aprovação da tutela em algumas situações, mas obriga a reporte trimestral.







