O arquivamento foi justificado com o facto de a investigação, “esgotadas as diligências possíveis”, não ter conseguido apurar quem gravou os dados, quem entregou o dispositivo, nem se as pessoas que o tiveram na sua posse, incluindo António Costa e os seus dois chefes de gabinete, “acederam ao respetivo conteúdo ou, sequer, tinham conhecimento do mesmo”. O DCIAP acrescentou que os dados em causa eram os mesmos que foram extraídos da base de dados da Segurança Social em 2019 por um funcionário já julgado, o que impede um novo julgamento pelos mesmos factos, ao abrigo do princípio “ne bis in idem”. Nos seus depoimentos, António Costa afirmou não se recordar de ter recebido a 'pen-drive', enquanto o seu antecessor de Vítor Escária, Francisco André, indicou que o então primeiro-ministro lha entregou após um evento público, para que a guardasse. O Ministério Público concluiu não haver indícios de que Costa, André ou Escária tivessem conhecimento do conteúdo do dispositivo. Este é o primeiro inquérito a ser arquivado no âmbito do caso que levou à demissão do anterior Governo.
Operação Influencer: Arquivado Inquérito Sobre 'Pen-Drive' com Dados Sensíveis
O Ministério Público arquivou o inquérito por violação de segredo de Estado relacionado com a 'pen-drive' contendo dados pessoais de agentes dos serviços secretos e outros funcionários públicos, apreendida em novembro de 2023 no gabinete de Vítor Escária, então chefe de gabinete do primeiro-ministro António Costa. A decisão, anunciada pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), encerra um dos episódios mais polémicos da Operação Influencer.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







