O Primeiro-Ministro, Luís Montenegro, marcou o arranque da iniciativa numa cerimónia em Sernancelhe, um dos concelhos mais fustigados, onde anunciou que na região Norte já foram pagas 143 candidaturas. Durante a sua intervenção, Luís Montenegro detalhou que, “só na região Norte, já recebemos 774 candidaturas. Já avaliámos 371 e já pagámos 143 apoios”.
No município de Sernancelhe, foram aprovadas 56 candidaturas, totalizando 343 mil euros já transferidos para os agricultores.
O presidente da Câmara local, Carlos Santos, salientou a dimensão da devastação, que afetou 75% do concelho e colocou em risco a produção de castanha dos Soutos da Lapa, um setor vital para a economia da região.
O autarca pediu ao Primeiro-Ministro apoio para um “projeto-piloto para o baldio de Sernancelhe” que permita “reflorestar com espécies resistentes ao fogo”.
Em resposta, Luís Montenegro, acompanhado dos ministros da Agricultura e da Coesão Territorial, garantiu que o apelo “não vai cair em saco roto” e que o Governo dará resposta aos desafios de reflorestação e resiliência do território. O chefe de Governo aproveitou a ocasião para pedir vigilância contínua, lembrando que o período de risco de incêndios ainda não terminou.














