Numa cerimónia em Alfragide, foi assinado um aditamento ao contrato com a empresa brasileira Embraer, que prevê a aquisição de um sexto avião KC-390 para a Força Aérea Portuguesa (FAP) e estabelece um direito de opção para a compra de até dez aeronaves adicionais, destinadas a serem vendidas a nações aliadas. O ministro Nuno Melo sublinhou que cada aeronave vendida por Portugal gera um lucro de cerca de 11,3 milhões de euros. Melo argumentou contra a ideia de que se deve escolher "ou é o hospital ou é o quartel", afirmando que "um país decente tem de tudo" e que, no caso da Defesa, o investimento gera retorno económico, potencia a indústria nacional e cria postos de trabalho. O programa, que visa substituir a antiga frota de Hércules C-130, também posiciona Portugal como um centro europeu de formação de pilotos para estas aeronaves, na Base Aérea de Beja, contribuindo para a coesão territorial. A aquisição, por parte da Suécia, de quatro KC-390 renderá cerca de 45 milhões de euros para Portugal, reforçando a vertente económica da parceria estratégica com a Embraer.
Defesa Reforça Programa de Aeronaves KC-390 com Retorno Financeiro
O Governo formalizou a expansão do programa de aquisição de aeronaves KC-390, com a compra de uma sexta unidade e a opção de adquirir mais dez para venda a países parceiros. O ministro da Defesa, Nuno Melo, destacou o retorno financeiro do investimento, rejeitando a tese de que os gastos militares comprometem o Estado social.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







