Uma parte substancial do investimento será canalizada para a campanha nacional de esterilização de cães e gatos e para o reforço da identificação eletrónica, medidas consideradas fundamentais para combater o abandono animal. Outra inovação é a criação do Documento de Identificação de Animal de Companhia (DIAC) em formato digital, que será integrado na aplicação oficial Gov.pt para simplificar o registo e a gestão de dados. O programa prevê também a criação de um banco alimentar animal para apoiar famílias carenciadas com as despesas de alimentação e cuidados veterinários. Além disso, serão financiadas instalações para animais de companhia em estruturas de acolhimento temporário, como casas-abrigo para vítimas de violência doméstica e residências para idosos. A estratégia privilegia a proximidade, reforçando a capacidade de intervenção das autarquias, nomeadamente através da aquisição de viaturas médico-veterinárias para garantir uma maior cobertura territorial.
Governo anuncia investimento de 14,5 milhões de euros para o bem-estar animal em 2025
O Ministério da Agricultura e Mar anunciou um investimento de 14,5 milhões de euros para o bem-estar animal em 2025, o maior pacote financeiro de sempre destinado a esta área em Portugal. A nova estratégia visa reforçar infraestruturas, cuidados veterinários, esterilização e promover a detenção responsável de animais de companhia. O plano, conduzido pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), assenta numa estratégia de cooperação com autarquias, a Ordem dos Médicos Veterinários e associações zoófilas.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







