Governo Estuda Novas Parcerias Público-Privadas em Cinco Hospitais
O Governo determinou a realização de um estudo para avaliar a viabilidade de lançar novas Parcerias Público-Privadas (PPP) para a gestão de cinco hospitais do Serviço Nacional de Saúde (SNS). A medida, formalizada num despacho publicado em Diário da República, abrange as unidades de Braga, Loures, Vila Franca de Xira, Amadora-Sintra e Garcia de Orta, e representa uma potencial mudança de rumo face à política do anterior executivo. O estudo, a ser concluído pela Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) até abril, analisará a gestão não só dos estabelecimentos hospitalares (parte clínica), mas também dos edifícios dos cuidados de saúde primários integrados nas respetivas Unidades Locais de Saúde (ULS). Para os hospitais de Braga, Loures e Vila Franca de Xira, cujos edifícios já são geridos em regime de PPP, o Governo considera que poderão beneficiar de uma "gestão global (clínica e infraestrutural)". Nos casos do Amadora-Sintra e Garcia de Orta, atualmente com gestão pública, o estudo abrangerá a gestão dos edifícios e dos estabelecimentos clínicos. O despacho sublinha a necessidade de assegurar a integração de cuidados e minimizar constrangimentos decorrentes da coexistência de diferentes modelos de gestão. A decisão surge num contexto em que a proposta de Orçamento do Estado para 2026 prevê um aumento de 40% nos encargos com as PPP na Saúde, para 325 milhões de euros, impulsionado por custos adicionais com os hospitais de Cascais e de Lisboa Oriental. Esta iniciativa sinaliza uma reabertura do setor da saúde a modelos de gestão privada, revertendo a tendência de internalização dos últimos anos.



Artigos
10
O candidato presidencial João Cotrim Figueiredo pediu hoje um "rápido esclarecimento" do caso dos ajustes diretos aprovados por Gouveia e Melo, quando era comandante Naval na Marinha, e que o Ministério Público está a investigar.

O porta-voz da CNE exemplificou que, caso algum candidato desista, o nome também vai continuar a constar no boletim de voto.

A Assembleia Intermunicipal é composta por 58 membros em representação das Assembleias Municipais dos 16 concelhos do Algarve

Coisas do último mês do ano. Escolho temas recentes nos quais ressoa o ano inteiro. Este foi mais um ano de guerras e sinais de guerra: na Ucrânia, na Palestina, no Sudão, na Venezuela. Homo homini lupus. Nada aprendemos. Na Austrália mais um atentado terrorista contra judeus. O antissemitismo anda à solta. Repito: ser a […] O conteúdo Dezembro aparece primeiro em Revista Líder.







