O anúncio foi feito pelo ministro Adjunto e da Reforma do Estado, Gonçalo Matias, após a reunião do Conselho de Ministros.
A nova Loja de Cidadão virtual, que será criada “com brevidade”, arrancará com mais de 100 serviços disponíveis online.
O objetivo do Governo é atingir a digitalização total dos serviços públicos até 2030, em linha com a Estratégia Digital Nacional. “Gradualmente vai-se aumentando o número de serviços digitalmente disponíveis”, afirmou Gonçalo Matias, explicando que a iniciativa permitirá aos cidadãos tratar da maioria dos assuntos “a partir de um dispositivo digital em qualquer hora e em qualquer lugar”.
Paralelamente, o Governo pretende reforçar o atendimento presencial.
O diploma aprovado estabelece a uniformização e o alargamento dos horários em várias Lojas de Cidadão físicas, garantindo que todos os serviços estarão disponíveis enquanto a loja estiver aberta.
A lista de lojas com horário alargado será definida posteriormente por despacho, mas o ministro adiantou que já existem exemplos em Lisboa, Porto, Braga, Vila Nova de Gaia, Aveiro, Viseu, Coimbra, Odivelas, Setúbal, Faro e Seixal. O secretário de Estado para a Digitalização, Bernardo Correia, acrescentou que está prevista a abertura de mais 18 Lojas de Cidadão e 16 novos Espaços Cidadão até junho do próximo ano, com foco em municípios do interior.
Esta reforma visa combater as “filas intermináveis” e a dificuldade de acesso aos serviços, assegurando que “ninguém fica excluído”.













