A medida, anunciada pelo Ministro da Defesa, Nuno Melo, visa dotar o Estado de meios próprios e permanentes para apoiar o INEM. Durante uma audição parlamentar sobre o Orçamento do Estado para 2026, o Ministro da Defesa, Nuno Melo, detalhou que o Governo vai adquirir quatro helicópteros Black Hawk para a Força Aérea. A entrega das aeronaves está prevista para o final de agosto de 2026, e a sua principal missão será o auxílio à emergência médica, tornando esta uma função permanente da Força Aérea. Segundo o ministro, com esta aquisição, "o Estado será dotado de mais um meio acessório que será disponibilizado aos portugueses para emergência médica". O financiamento para esta compra provirá do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). O anúncio surge num momento de intenso escrutínio sobre a capacidade de resposta do sistema de saúde, incluindo falhas recentes no transporte de emergência. Apesar de ser uma medida concreta para reforçar os meios do INEM, alguns artigos apontam para o desafio que a carência de pilotos na Força Aérea poderá representar para a operacionalização eficaz da nova frota. Nuno Melo assegurou que este investimento não comprometerá o Estado social e contribuirá para o reforço da economia.
Governo Anuncia Compra de Quatro Helicópteros para Emergência Médica
O Governo anunciou a aquisição de quatro helicópteros para a Força Aérea, destinados a reforçar a capacidade de resposta em emergências médicas.



Artigos
9
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







