A concretização desta ligação oferecerá uma alternativa mais sustentável e competitiva aos mais de 40 voos diários que atualmente ligam as duas cidades.
Portugal e Espanha Acordam Ligação de Alta Velocidade Lisboa-Madrid para 3 Horas até 2034
Os governos de Portugal e Espanha, em acordo com a Comissão Europeia, estabeleceram um cronograma ambicioso para a ligação ferroviária de alta velocidade entre Lisboa e Madrid. O projeto, considerado um "imperativo geopolítico e logístico", visa reduzir o tempo de viagem para três horas até 2034. Este avanço significativo na conectividade ibérica define metas claras: uma primeira fase que permitirá uma viagem de cinco horas entre as duas capitais até 2030, seguida de uma segunda fase para alcançar o objetivo final de três horas até 2034. O projeto é visto como fundamental para a integração de Portugal na Rede Transeuropeia de Transportes (TEN-T) e insere-se no objetivo mais vasto da União Europeia de ligar todo o seu território por ferrovia de alta velocidade até 2040. A Comissão Europeia é um parceiro financeiro chave, tendo já atribuído 196 milhões de euros através do Mecanismo Interligar a Europa para cinco projetos do lado português, incluindo troços com origem nos portos de Setúbal e Sines. Um dos aspetos técnicos cruciais do acordo é o compromisso de Portugal e Espanha avaliarem, até 2027, os custos e benefícios da migração da bitola ibérica para a bitola europeia padrão, passo essencial para garantir a interoperabilidade e eliminar barreiras na circulação transfronteiriça.



Artigos
7Política
Ver mais
Rui Caetano, nomeado presidente dos SMAS, mantém relação amorosa com Eunice Baeta, vereadora eleita pela IL.

Montenegro dramatiza discussão na especialidade, colocando na oposição o ónus de salvaguardar as contas públicas.

O cano verte, nós desenrascamos e aguenta mais uns tempos - poupamos uns trocos. Somos os maiores! Mas, esse espírito vai desde a canalização ao governo, dá-se um jeitinho e logo se vê.

A greve deve causar dano para impedir o retrocesso civilizacional. Faz sentido, principalmente quando os danos são causados a outras pessoas, porque ficam sem transportes, sem consultas, sem creches.






