O deputado do CDS, Paulo Núncio, classificou a medida como sendo "da maior justiça social e de apoio a famílias com filhos com doença oncológica". Embora existam nuances entre as propostas dos diferentes partidos, a convergência em torno do reforço deste apoio social sinaliza uma forte possibilidade de a medida ser aprovada durante a discussão na especialidade. Esta iniciativa destaca-se entre as mais de duas mil propostas de alteração ao Orçamento, refletindo uma preocupação transversal com a proteção social em situações de particular vulnerabilidade. Além desta medida, as propostas da AD para a saúde incluem o reforço da utilização de medicamentos genéricos e a promoção de novas parcerias público-privadas no setor.
Partidos propõem aumentar para 100% o subsídio para assistência a filhos com cancro
Vários partidos com assento parlamentar, incluindo a coligação governamental PSD/CDS e o PS, apresentaram propostas de alteração ao Orçamento do Estado para 2026 com o objetivo de aumentar o subsídio para assistência a filhos com doença oncológica. A proposta da AD (PSD e CDS) visa elevar o valor do subsídio para 100% da remuneração de referência. Atualmente, o apoio encontra-se limitado a 65% da remuneração, o que representa uma perda significativa de rendimento para as famílias que enfrentam esta situação.



Artigos
4
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







