Esta iniciativa, integrada no portal gov.pt, representa um passo significativo na estratégia de transformação digital do Estado, com o objetivo de reduzir para metade o atendimento presencial e tornar a administração pública mais acessível. A plataforma permite realizar diversos serviços online, como a alteração da morada do Cartão de Cidadão, a renovação da Carta de Condução ou a criação de uma empresa. Uma das principais novidades é a introdução do atendimento por videochamada com marcação prévia, procurando replicar a experiência de um balcão físico no ambiente digital. Segundo o Ministério da Reforma do Estado, a Loja de Cidadão Virtual arranca com um serviço integrado de 22 entidades públicas. O ministro Gonçalo Matias afirmou que a iniciativa se insere no objetivo de, até 2030, disponibilizar todos os serviços públicos no canal digital, promovendo um "Estado mais acessível, integrado e próximo de todos". O lançamento ocorre no contexto da Web Summit, evento que o Governo aproveitou para reforçar a sua aposta em posicionar Portugal como um polo de inovação tecnológica. A medida é vista como um passo decisivo para simplificar a relação dos cidadãos e das empresas com o Estado, reduzindo burocracias e tempos de espera.
Governo Lança Loja do Cidadão Virtual para Digitalizar Serviços Públicos
O Governo lançou a primeira Loja do Cidadão virtual, uma nova plataforma digital que agrega 150 serviços públicos para particulares e empresas num único local.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







