Agência Lusa Passa a Ser Totalmente Detida pelo Estado
O Governo anunciou a conclusão do processo de aquisição da totalidade do capital social da agência de notícias Lusa, que se torna assim uma empresa 100% detida pelo Estado. Esta operação, enquadrada no Plano de Ação para a Comunicação Social, é acompanhada pela aprovação de um novo modelo de governação. De acordo com um comunicado do Ministério da Presidência, o Estado, através da Entidade do Tesouro e Finanças, adquiriu as 58 mil ações que ainda eram detidas pela cooperativa Notícias de Portugal (NP), num montante de 145 mil euros. Com esta transação, o Estado passa a deter a totalidade das 2.129.690 ações da Lusa, que representam um capital social de 5,3 milhões de euros. Em simultâneo, os Ministros de Estado e das Finanças e da Presidência aprovaram um projeto de novos estatutos para a agência, que “altera o modelo de governação” da empresa. Esta medida finaliza um dos pontos previstos no plano governamental para o setor da comunicação social e consolida o controlo público sobre a principal agência de notícias do país, levantando o debate sobre a garantia da sua independência editorial sob o novo enquadramento.



Artigos
5
A marcação da reunião de Conselho de Estado a 9 de janeiro, em plena campanha para as presidenciais, marcou o fim de semana de pré-campanha. E também os conselheiros-candidatos foram criticados.

Humberto Correia, 64 anos, natural do Algarve, é uma das surpresas das eleições presidenciais portuguesas de 2026. Independentemente de ser outsider no circuito político tradicional, a entrega de quase 10 mil assinaturas ao Tribunal Constitucional — bem acima do mínimo exigido — garante que o seu nome estará na corrida a Belém. O candidato apresenta-se […] O conteúdo Humberto Correia: Ex-emigrante em França quer ser o próximo Presidente da República aparece primeiro em BOM DIA.

A Vereadora do Partido Socialista de Ílhavo, Sónia Fernandes, optou pela abstenção na votação da proposta de fixação da taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para 2026, assumindo uma posição de responsabilidade política e institucional e deixando reparos à maioria PSD no executivo municipal que conduziu este processo com falta de diálogo, insistindo numa […] O conteúdo Ílhavo: Responsabilidade do PS perante insistência do PSD na injustiça e punição fiscal aparece primeiro em Notícias de Aveiro.

Das mudanças no Parlamento após as legislativas à pré-campanha para as eleições presidenciais, quais foram os acontecimentos do ano político? A rúbrica "Além do Óbvio", com Ascenso Simões e Diogo Feio, faz o balanço de 2025.







