A proposta determina que o Governo, em articulação com a Associação Nacional de Freguesias (Anafre), deve proceder à revisão das normas para estabelecer um limite máximo de atestados a serem emitidos por cada imóvel. Adicionalmente, a medida prevê um reforço dos “deveres de comprovação de residência efetiva”. A aprovação desta iniciativa legislativa, que partiu do partido da direita radical, representa uma alteração significativa na política de imigração e controlo de residência, alinhando-se com o discurso do Chega sobre a necessidade de maior fiscalização. A viabilização por parte dos partidos do Governo sinaliza uma convergência pontual em matérias de segurança e controlo de fronteiras.
Aprovada Proposta do Chega para Limitar Emissão de Atestados de Residência
No âmbito das votações na especialidade do Orçamento do Estado para 2026, o Parlamento aprovou uma proposta de alteração do Chega que visa rever as normas de emissão de atestados de residência para cidadãos estrangeiros. A medida foi viabilizada com os votos favoráveis do PSD e do CDS-PP, e contou com os votos contra do PS, PCP, BE, Livre e PAN.



Artigos
5
No Porto.

Documento coloca no centro das prioridades para o Entroncamento a segurança, a qualidade dos serviços públicos, educação, habitação, saúde, desenvolvimento económico, sustentabilidade ambiental e modernização administrativa.

Presidenciais 2026 O conteúdo Catarina Martins diz que Conselho de Estado “não deve ser instrumentalizado” aparece primeiro em O MINHO.

Presidenciais 2026 O conteúdo Ventura reitera apelo para adiar Conselho de Estado “em nome da igualdade” aparece primeiro em O MINHO.







