A portaria governamental aumentou o imposto em 2 cêntimos por litro de gasóleo e 1,6 cêntimos na gasolina, uma decisão que, segundo os críticos, foi tomada de forma oportunista, aproveitando uma descida temporária dos preços dos combustíveis nos mercados internacionais. O que mais gerou controvérsia foi o momento da publicação, imediatamente após um debate orçamental em que o Governo e os seus apoiantes garantiram que não haveria aumentos de impostos. Estima-se que esta medida possa gerar uma receita adicional para o Estado entre 600 e 800 milhões de euros, um valor que não foi contemplado na proposta de Orçamento. A decisão, que segue recomendações da Comissão Europeia para eliminar os descontos criados durante a crise energética, foi vista pela oposição e por comentadores como uma falta de transparência do executivo de Luís Montenegro.
Aumento Discreto do Imposto sobre Combustíveis Gera Acusações de 'Hipocrisia Fiscal'
O Governo procedeu a um aumento do Imposto Sobre os Produtos Petrolíferos (ISP), revertendo parte dos descontos fiscais que estavam em vigor. A medida, publicada em Diário da República um dia após a aprovação final do Orçamento do Estado para 2026, foi duramente criticada como um "aumento de impostos envergonhado" e um ato de "hipocrisia fiscal".


Artigos
2
Canal Alentejo Canal Alentejo - Plataforma independente de Jornalismo, cultura, educação e investigação O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promulgou no dia 27 de dezembro o decreto da Assembleia da República que proíbe os maquinistas de desempenharem funções sob o efeito de álcool, estupefacientes ou substâncias psicotrópicas, informou a agência Lusa. O diploma inclui também o reforço das penalizações para os profissionais que desrespeitem estas normas. […] O Artigo Marcelo Rebelo de Sousa promulga proibição de álcool e drogas para maquinistas o primeiro a aparecer Canal Alentejo foi escrito por Redacão.

Na ditadura salazarista, durante e após a revolta militar de 25 de Abril de 1974, as pessoas não estavam nem zangadas, nem revoltadas. Simplesmente incrivelmente pobres, analfabetas e tristes. De repente, sentiram-se contentes, muito contentes. Não se vingaram, nem fizeram “justiça”, mas foram vítimas do seu entusiasmo, da sua inexperiência, da sua ignorância e vontade […] O conteúdo Muitas pessoas deixaram-se corromper aparece primeiro em Visão.

O presidente da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia, Luís Filipe Menezes, anunciou a suspensão temporária do apoio municipal aos passes de transporte dos idosos, assegurando que a medida está a ser reavaliada e que deverá regressar em fevereiro de 2026, com critérios mais restritivos.

Ventura insistiu que "não faz sentido" realizar esta reunião em plena campanha eleitoral para as presidenciais de 18 de janeiro com a participação de "dois dos principais candidatos".







