No entanto, deixou a porta aberta para o futuro, sublinhando que "nada obsta a que Portugal" possa participar em forças de manutenção da paz, à semelhança do que "tem feito em outras geografias". Esta posição procura equilibrar o apoio inequívoco à Ucrânia com a prudência em relação a um envolvimento militar direto em cenário de guerra. A esta condição, um ex-ministro da Defesa acrescentou outra nuance, ao afirmar que qualquer envio de tropas portuguesas, mesmo em tempo de paz, dependeria da "vontade de Moscovo", sugerindo a necessidade de um acordo mais vasto que envolva a Rússia. Esta perspetiva realça a complexidade diplomática de qualquer futura missão de paz na região, que exigiria um consenso internacional para ser viável e segura.
Governo Admite Envio de Tropas para a Ucrânia Apenas em Missões de Paz
O Primeiro-Ministro Luís Montenegro clarificou a posição de Portugal sobre o envio de militares para a Ucrânia, admitindo essa possibilidade exclusivamente no âmbito de missões de paz e após o fim do conflito armado. Esta declaração, proferida durante a sua visita a Kiev, estabelece limites claros ao envolvimento direto de Portugal no terreno. Em conferência de imprensa conjunta com o Presidente Zelensky, Montenegro foi taxativo ao afirmar que, no presente, o envio de tropas não está previsto. "Hoje, isso não está previsto e, portanto, ao dia de hoje, a nossa participação não envolve nenhum tipo de empenhamento terrestre", assegurou.



Artigos
11
Depois de a gestão dos fundos europeus ter “canibalizado” o trabalho destas estruturas, o Governo quer que recuperem o ímpeto de planear o “desenvolvimento regional” com cinco novos “vices”.

Bruno Gonçalves (PS) é o recordista em Bruxelas. Não diz quanto ganham assessores, mas sabe-se que tem €30.769 por mês para pagar pessoal

"Mais de meio século depois do 25 de Abril, muitas das expectativas de justiça e de dignidade social continuam por cumprir" | Texto de opinião de Vitalino José Santos

Marcelo Rebelo de Sousa convocou o Conselho de Estado para discutir conflito na Europa, contudo André Ventura pede o adiamento da reunião. Ainda, FC Porto multado após polémica com Fábio Verissímo.







