Este sucesso reflete o contínuo interesse do público português por produções que celebram a identidade e a tradição nacionais, seguindo a fórmula de sucesso do seu antecessor espiritual, “O Pátio das Cantigas”.

Lançado a 14 de agosto, o filme atraiu 15 mil espectadores e acumulou 101 mil euros de receita no seu primeiro fim de semana, superando o anterior líder anual, “On Falling” de Laura Carreira, que registara mais de 13 mil espectadores desde março. Este desempenho notável posiciona Leonel Vieira, mais uma vez, como um realizador com grande apelo comercial, depois de a sua versão de “O Pátio das Cantigas” (2015) se ter tornado o filme português mais visto de sempre, com mais de 600 mil espectadores.

A distribuidora NOS Audiovisuais destaca que o novo filme regressa para “celebrar a tradição e a identidade nacional”.

A narrativa centra-se em Vanessa, interpretada por Sara Matos, uma atriz de televisão que herda um teatro em ruínas no Porto.

Contra o conselho do seu agente, decide recuperá-lo, enfrentando a oposição de um proprietário rival. O elenco de renome, que inclui Ana Guiomar, Manuel Marques, José Pedro Vasconcelos, José Raposo e Alexandra Lencastre, é um dos fatores-chave para o seu apelo junto do grande público.

O filme, gravado em locais como o Jardim do Torel, em Lisboa, combina humor e uma homenagem à Revista à Portuguesa, demonstrando a vitalidade do cinema comercial português quando aposta em temas e rostos familiares.