A lista inclui “Banzo”, de Margarida Cardoso, uma ficção de época sobre as relações violentas entre colonos e escravizados numa ilha africana.

“Hanami”, a primeira longa-metragem de Denise Fernandes, foi rodada em Cabo Verde com um elenco maioritariamente não profissional.

“Os Papéis do Inglês”, realizado por Sérgio Graciano e com argumento de José Eduardo Agualusa, baseia-se na obra do escritor Ruy Duarte de Carvalho e foi filmado no deserto do Namibe. “Sobreviventes”, do falecido cineasta José Barahona, também com argumento coescrito por Agualusa, é inspirado no livro “Nação Crioula”.

Por fim, “Sonhar com Leões”, de Paolo Marinou-Blanco, é uma comédia negra e surreal sobre uma mulher com uma doença terminal que se inscreve numa empresa clandestina para morrer. Este último filme, uma coprodução com o Brasil, foi também exibido no Festival de Gramado, onde foi destacado como um potencial candidato a uma nomeação. O filme que vier a ser escolhido sucederá a uma longa linha de candidatos portugueses que procuram a primeira nomeação do país nesta categoria.