A cerimónia, realizada no Peacock Theater em Los Angeles, ficou também marcada por momentos históricos, como a vitória de Owen Cooper, de 15 anos, e por discursos com forte pendor político.
"The Studio" (Apple TV+) foi a grande vencedora nas categorias de comédia, arrecadando, entre outros, os prémios de Melhor Série de Comédia, Melhor Ator para Seth Rogen e Melhor Realização. Na categoria de drama, "The Pitt" (HBO Max) foi eleita a Melhor Série Dramática, enquanto "Adolescência" (Netflix) dominou as categorias de minissérie, vencendo como Melhor Minissérie e garantindo prémios de ator para Stephen Graham e Erin Doherty. Um dos momentos mais notáveis foi a vitória de Owen Cooper, de apenas 15 anos, como Melhor Ator Secundário em Minissérie por "Adolescência", tornando-se um dos mais jovens de sempre a receber um Emmy.
No seu discurso, o jovem ator partilhou a sua incredulidade: "Eu não era nada há alguns anos e agora estou aqui."
A gala também teve um forte cariz político.
Hannah Einbinder, vencedora por "Hacks", usou o seu discurso para criticar a agência de imigração ICE e apelar à libertação da Palestina, dizendo: "Que se lixe o ICE e libertem a Palestina".
Stephen Colbert também foi destaque ao receber um Emmy pelo seu talk show, cancelado meses antes, aproveitando o momento para questionar ironicamente se alguém teria um emprego para lhe oferecer.













