Esta participação reforça a visibilidade da produção nacional num dos mais prestigiados certames cinematográficos da Europa.

Na secção Zabaltegi-Tabakalera, a principal competição do festival, estão a curta-metragem "Sol Menor" de André Silva Santos, que já foi premiada em Vila do Conde, e a longa-metragem "Duas vezes João Liberada" de Paula Tomás Marques, que teve a sua estreia mundial em Berlim. A secção Nest, dedicada a filmes de estudantes, conta com a curta "A Solidão dos Lagartos" de Inês Nunes, uma obra rodada no Algarve que também já passou pelo Festival de Cannes. Para além das competições, o programa "Made in Spain" inclui a coprodução luso-espanhola "Uma Quinta Portuguesa", de Avelina Prat, protagonizada pela atriz portuguesa Maria de Medeiros. Um momento especial será a exibição de "Aniki-Bobó" (1932), a primeira longa-metragem de Manoel de Oliveira, numa nova cópia restaurada pela Cinemateca Portuguesa, celebrando assim um marco histórico do cinema nacional.

A realizadora portuguesa Laura Carreira, premiada em 2024, integra o júri da competição principal, presidido por J.A.

Bayona.

A presença portuguesa no festival basco demonstra a vitalidade e o reconhecimento internacional do cinema lusitano contemporâneo.