A continuação da saga de Eduardo e dos seus amigos nos Açores aprofunda as consequências do seu envolvimento com o tráfico de cocaína, introduzindo novos desafios e personagens que prometem agitar a trama.

O elenco principal, liderado por José Condessa, regressa, acompanhado de novas adições como o cantor Nininho Vaz Maia, que se estreia como ator num papel ligado ao narcotráfico.

O criador, Augusto Fraga, reflete sobre a produção, admitindo erros na primeira temporada que, segundo ele, foram corrigidos, resultando numa melhoria significativa.

Em entrevista, a atriz Maria João Bastos, que interpreta a inspetora da PJ, antecipa uma investigação mais intensa, enquanto o restante elenco destaca os desafios das gravações e a evolução das suas personagens.

A série, inspirada em eventos reais ocorridos em 2001, não só conquistou o público português, como alcançou o top 10 mundial da Netflix em séries de língua não-inglesa, sendo a mais vista em 15 países.

Este fenómeno cultural reforçou a visibilidade da produção audiovisual portuguesa no mercado internacional, com figuras como a atriz brasileira Paolla Oliveira a afirmarem que o sucesso de 'Rabo de Peixe' pode "abrir olhos do mercado brasileiro" para o talento português.

A terceira temporada já está a ser considerada como a última.