O lançamento começará nos Estados Unidos com 16 programas produzidos pelo Spotify Studios e pela The Ringer, incluindo títulos populares como 'The Bill Simmons Podcast' e 'Conspiracy Theories'.

Estes conteúdos deixarão de estar disponíveis no YouTube, posicionando a Netflix como um concorrente direto da plataforma da Google no crescente mercado de videocasts. O co-diretor executivo da Netflix, Ted Sarandos, já tinha antecipado esta mudança, afirmando que "com o aumento da popularidade dos podcasts em vídeo, é natural que alguns cheguem à Netflix".

Para o Spotify, esta parceria representa uma abertura no seu modelo de distribuição, afastando-se da exclusividade total na sua própria aplicação para licenciar conteúdos a outros serviços.

A empresa sueca planeia estender oportunidades semelhantes a mais criadores no futuro.

O modelo de negócio manterá os anúncios originais inseridos pelo Spotify, sem publicidade adicional da Netflix.

Esta colaboração reflete a contínua evolução do panorama do streaming, onde as fronteiras entre diferentes formatos de média se tornam cada vez mais fluidas.