A par da ficção, um documentário sobre a história verídica que inspirou a série também ganha destaque, tornando-se viral.

A nova temporada, que dá continuidade às aventuras de Eduardo (José Condessa) e dos seus amigos, conquistou rapidamente os tops da plataforma de streaming em vários países, demonstrando o apelo global da produção açoriana. O sucesso foi amplificado pelo lançamento simultâneo do documentário “Maré Branca: A Surreal História de Rabo de Peixe”, que recorda os acontecimentos de 2001, quando meia tonelada de cocaína deu à costa na ilha de São Miguel. A divulgação desta história verídica em páginas de redes sociais de grande alcance, como a Unilad, ajudou a tornar o documentário viral, gerando milhares de comentários e colocando-o no top 10 em países como Portugal, Canadá e Suíça.

A nova temporada da série de ficção, por sua vez, continua a explorar as consequências do narcotráfico na pequena comunidade, introduzindo novas personagens, como a interpretada pelo cantor Nininho Vaz Maia, cuja participação gerou debate por este estar envolvido num processo judicial real relacionado com tráfico de droga. O sucesso da série é visto como um marco para a ficção nacional, capaz de “abrir olhos do mercado brasileiro” e de justificar uma provável terceira temporada.