A Cinemateca Portuguesa e o Cinema Nimas irão exibir alguns dos seus filmes mais emblemáticos durante o mês de novembro, celebrando o legado de uma artista que marcou gerações.

O ciclo no Cinema Nimas, intitulado “Diane Keaton”, começa a 31 de outubro e foca-se na sua icónica colaboração com o realizador Woody Allen.

Serão exibidos quatro filmes que definiram uma era do cinema: “Manhattan” (1979), “Annie Hall” (1977), que lhe valeu o Óscar de Melhor Atriz, “O Misterioso Assassínio em Manhattan” (1993) e “Intimidade” (1978). A sala de cinema recorda que “juntos, fizeram os mais belos filmes das suas vidas”.

Por sua vez, a Cinemateca Portuguesa apresenta o ciclo “In Memoriam Diane Keaton” a partir de 3 de novembro.

A programação inclui a exibição de “Annie Hall”, “Manhãs Gloriosas” (2010) e “Linhas Cruzadas” (2000), este último realizado pela própria atriz, destacando também a sua faceta como cineasta.

Diane Keaton, nascida Diane Hall, popularizou-se nos anos 70 com papéis em “O Padrinho” e nas comédias de Woody Allen, mas a sua carreira estendeu-se por mais de 100 filmes, para além de trabalhos no teatro, fotografia e literatura.

Estas homenagens póstumas reafirmam a sua importância na história do cinema e oferecem ao público a oportunidade de rever as suas interpretações inesquecíveis no grande ecrã.