O reconhecimento da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas surge após quatro nomeações competitivas sem vitória para o ator de 63 anos: Melhor Ator por "Nascido a 4 de Julho" (1989) e "Jerry Maguire" (1996), Melhor Ator Secundário por "Magnólia" (1999) e como produtor de "Top Gun: Maverick" (2022).
Ao receber o "Academy Honorary Award", Cruise proferiu um discurso emotivo, destacando a sua dedicação à sétima arte com a frase: "fazer filmes não é o que faço, é quem eu sou".
Salientou ainda o poder unificador do cinema, afirmando que numa sala de cinema "rimos juntos, sentimos juntos, temos esperança juntos".
A cerimónia, de caráter mais íntimo e não televisiva, contou com a apresentação do prémio pelo realizador Alejandro G. Iñárritu, que sublinhou que, embora este seja o seu primeiro Óscar, "não será o último".
O evento homenageou também outras personalidades como a coreógrafa Debbie Allen e a artista Dolly Parton, esta última pelo seu trabalho humanitário.
A passadeira vermelha do evento foi marcada pela presença de inúmeras estrelas, como Ariana Grande e Cynthia Erivo, que promoveram o filme "Wicked", e outras celebridades como Emma Stone e Leonardo DiCaprio, confirmando o estatuto dos Governors Awards como um barómetro para a temporada de prémios.













