O filme não só continua a história das carismáticas personagens Judy Hopps e Nick Wilde, como também aprofunda as temáticas sociais do seu predecessor.
Com uma estreia global que ultrapassou os 560 milhões de dólares, "Zootrópolis 2" estabeleceu-se como um dos maiores êxitos de 2025 e uma das melhores aberturas de sempre para um filme de animação da Disney. A receção crítica tem sido igualmente positiva, alcançando um índice de aprovação de 92% no agregador Rotten Tomatoes, o que o torna num dos filmes mais bem classificados do estúdio nos últimos anos.
O realizador e argumentista Jared Bush afirmou que a narrativa explora as "diferenças" e como as personagens "têm perspetivas diferentes do mundo", aprofundando a metáfora social que consagrou o primeiro filme.
Para além do sucesso comercial, a estreia do filme foi marcada por uma iniciativa de cariz social em Portugal, com uma exibição simultânea na sala de conferências do Hospital Dona Estefânia, em Lisboa, procurando levar um momento de alegria às crianças internadas.
A diretora adjunta da ULS de São José, Ana Oliveira, destacou a importância destes eventos para a "humanização dos cuidados".
Outra curiosidade que marcou o lançamento foi a participação surpresa de Hideo Kojima, o aclamado criador de videojogos, que dá voz a uma toupeira na versão japonesa do filme, acrescentando um elemento inesperado que agradou aos fãs de ambas as áreas.














