A seleção destaca-se ainda pela presença de filmes que abordam o conflito israelo-palestiniano, como "Palestine 36", de Annemarie Jacir, e "The Voice of Hind Rajab", da Tunísia. A ausência de Portugal contrasta com a presença do filme filipino "Magellan", de Lav Diaz, uma coprodução com Portugal, que foi submetido pelas Filipinas e também ficou de fora da shortlist. A lista final de nomeados para todas as categorias dos Óscares será anunciada a 22 de janeiro de 2026, com a cerimónia de entrega agendada para 15 de março.
Portugal Fora da Corrida ao Óscar de Melhor Filme Internacional
O filme "Banzo", da realizadora Margarida Cardoso, ficou de fora da lista de 15 finalistas (shortlist) à nomeação para o Óscar de Melhor Filme Internacional, divulgada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A exclusão da obra, que tinha sido a submissão oficial da Academia Portuguesa de Cinema, significa que Portugal não terá, mais uma vez, um representante na categoria principal de filme estrangeiro na 98.ª edição dos prémios. Em contrapartida, o cinema de língua portuguesa marca presença na shortlist através do Brasil, com o filme "O Agente Secreto", de Kleber Mendonça Filho. Protagonizado por Wagner Moura, o filme tem tido um percurso internacional de destaque, tendo sido premiado em Cannes e recebido nomeações para os Globos de Ouro, o que o posiciona como um forte candidato a uma das cinco nomeações finais. A lista de finalistas para Melhor Filme Internacional inclui também obras como "Sirât" (Espanha), de Oliver Laxe, e "Foi só um acidente" (França), do realizador iraniano Jafar Panahi.



Artigos
7
“Teias Tramas” é o novo projeto do New Hand Lab, que dá continuidade ao programa “Teias Criativas”, desenvolvido em 2024. O projeto decorre entre 2026 e o início de 2027 e prevê um número superior de residências artísticas em relação à edição anterior. Ao todo, estão previstas oito residências, estando já aberta a primeira open… O conteúdo Teias Tramas: projeto do New Hand Lab já abriu primeira open call aparece primeiro em Rádio Clube da Covilhã.

Os Primitive Reason estão de volta aos palcos para celebrar os 30 anos do lançamento de "Alternative Prison", álbum icónico que marcou a cena alternativa portuguesa e se tornou banda sonora de uma geração inquieta e inconformada.

A compilação 'Biografias do Amor', editada pelo músico em 2001, dá nome a estas actuações, agendadas para o Campo Pequeno e Coliseu do Porto.

Considerada uma das mais emblemáticas obras do repertório da dança clássica, O Lago dos Cisnes chega ao Centro de Artes de Águeda no próximo dia 20 de fevereiro de 2026, às 21h, prometendo uma noite de grande beleza estética e emoção artística. Repleta de romantismo e simbolismo, esta obra-prima do bailado clássico desenvolve uma narrativa […]






