O vencedor do Festival Eurovisão da Canção integra o elenco do filme "A Providência e a Guitarra", do realizador João Nicolau, que terá a honra de abrir a 55.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Roterdão, nos Países Baixos, em janeiro de 2026. O filme, produzido pela O Som e a Fúria, será exibido em estreia mundial e fora de competição.

A narrativa é inspirada num conto do escritor Robert Louis Stevenson e é descrita como "um mergulho nas agruras e deleites da vida artística e uma exploração das suas consequências" nas relações pessoais e sociais.

Rodado no verão de 2024, o projeto conta com um elenco que inclui também Pedro Inês, Clara Riedenstein, Isac Graça, Américo Silva e a mulher de Salvador Sobral, a atriz Jenna Thiam.

A participação do músico no cinema representa uma inesperada mudança de rumo na sua carreira, gerando curiosidade sobre o seu desempenho como ator.

Para além da obra de João Nicolau, o cinema português estará em destaque em Roterdão com "Projeto Global", de Ivo M. Ferreira, que integra a competição "Big Screen".

Este thriller político, que também dará origem a uma série para a RTP, está ancorado nos anos 1980 e aborda os atentados e assaltos perpetrados pela organização Forças Populares 25 de Abril (FP-25).

O festival, que decorre de 29 de janeiro a 8 de fevereiro, contará ainda com a exibição de várias curtas-metragens e coproduções portuguesas, reforçando a presença nacional num dos mais importantes eventos de cinema da Europa.