A visão de uma Gaza transformada em destino turístico, com complexos hoteleiros, zonas industriais e agrícolas, foi discutida numa reunião no Knesset. O plano é apoiado por figuras da extrema-direita israelita, como o ministro das Finanças, Bezalel Smotrich, que em agosto de 2024 afirmou que "matar dois milhões de palestinianos à fome poderia ser justificado e moral". A proposta alinha-se com um vídeo gerado por inteligência artificial, promovido por Trump em fevereiro, que mostrava o presidente dos EUA e Netanyahu de férias numa Gaza reconstruída. David Mencer, porta-voz do gabinete de Netanyahu, confirmou a existência do plano, sublinhando que a realocação da população palestiniana seria "voluntária". "As pessoas que queiram sair, voluntariamente — sublinho, voluntariamente —, devem poder fazê-lo. Já há países que manifestaram interesse em receber gazenses que queiram fugir ao conflito", afirmou Mencer. Esta proposta surge num momento em que a população de Gaza enfrenta fome generalizada e a destruição quase total das infraestruturas.
Israelitas de Extrema-Direita Apresentam Plano para "Riviera" em Gaza
Políticos extremistas israelitas, incluindo membros do governo de Benjamin Netanyahu, apresentaram publicamente planos para transformar a Faixa de Gaza numa "Riviera do Médio Oriente", um projeto que prevê a construção de habitações para 1,2 milhões de judeus e a deslocação da população palestiniana. A proposta, inspirada numa visão do presidente norte-americano Donald Trump, está a ser debatida enquanto a crise humanitária no enclave se agrava.



Artigos
4
Os acidentes de transporte são frequentes na Indonésia

Da aldeia à embarcação, a viagem demora cerca de 10 minutos de carro, ou aproximadamente meia-hora a pé.

Um general de alta patente das Forças Armadas da Rússia foi morto nesta segunda‑feira, 22 de dezembro, na sequência da detonação de um dispositivo explosivo colocado debaixo do carro onde seguia em Moscovo, informaram as autoridades russas.

Investigadores acreditam "o crime foi orquestrado pelos serviços de inteligência ucranianos".






