O Programa Alimentar Mundial (PAM) denunciou que quase um terço da população de Gaza passa dias sem comer e que 90.000 mulheres e crianças necessitam de tratamento urgente para a desnutrição. O Hospital Amigos do Paciente, no norte de Gaza, registou as primeiras mortes de crianças anteriormente saudáveis por fome, um reflexo da escalada da crise. O Secretário-Geral da ONU, António Guterres, descreveu a situação como uma "crise moral que desafia a consciência mundial" e criticou a falta de "humanidade". A UNRWA, agência da ONU para os refugiados palestinianos, tem milhares de toneladas de ajuda à espera de autorização para entrar no enclave, mas Israel proibiu a agência de operar no território. Organizações como a Amnistia Internacional e os Médicos Sem Fronteiras acusam Israel de impor um cerco que condena a população à fome. A situação levou mais de 120 personalidades portuguesas a lançar uma petição exigindo que o governo português reconheça o "genocídio em Gaza" e pressione Israel. O subsecretário-geral da ONU, Jorge Moreira da Silva, atribuiu a fome a uma "falta deliberada de vontade política de Israel", considerando-a uma "violação clara do Direito Internacional humanitário".
Crise Humanitária em Gaza Agrava-se com Alertas de Fome Generalizada
A crise humanitária em Gaza atingiu níveis catastróficos, com a fome a ser utilizada como "arma de guerra" e a provocar a morte de crianças por subnutrição, segundo alertas de múltiplas organizações internacionais e das Nações Unidas.



Artigos
5Mundo
Ver mais
As negociações no Congresso norte-americano sobre um acordo para financiar agências estatais paralisadas intensificaram-se, mas democratas e republicanos divergem ainda significativamente sobre como acabar com uma paralisação que é já a mais longa da história do país.

A China anunciou hoje a entrada em serviço do Fujian, o terceiro porta-aviões e o mais avançado da frota, equipado com um sistema de catapulta eletromagnética, assinalando um marco na modernização da marinha chinesa.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a adesão do Cazaquistão aos Acordos de Abraão, a "primeira de muitas" a esta iniciativa para a normalização das relações entre países árabes e Israel.

O tufão Kalmaegi causou cinco mortos no Vietname, anunciaram hoje as autoridades vietnamitas, um dia depois da tempestade tropical ter chegado ao país, após ter feito pelo menos 188 mortos nas Filipinas.




