Organizações não-governamentais e as Nações Unidas têm repetido diariamente os alertas para a "fome generalizada", com imagens dramáticas a circular nos media e redes sociais. O governo de Gaza reportou que o número de vítimas por desnutrição ascende a 127, das quais 85 são crianças, e alertou que mais de 100.000 crianças correm o risco de morrer se não receberem leite em pó e suplementos nutricionais. A fotojornalista Samar Elouf, vencedora do World Press Photo, descreveu a tragédia de ver a sua própria família "a morrer à fome". A crise é agravada por uma intensa campanha de desinformação. A Lusa Verifica desmentiu alegações de contas pró-Israel que afirmavam que fotos de crianças subnutridas, como Yazan de dois anos e Muhammad al-Matouq de um ano e meio, eram do Iémen, quando na verdade foram captadas em Gaza por fotógrafos das agências AFP e Anadolu. Em sentido contrário, um vídeo de uma criança paquistanesa com convulsões foi falsamente atribuído a Gaza por contas pró-Palestina. O cenário de desinformação complica a perceção pública e a resposta à crise, com a ONU a criticar a falta de "humanidade" e a descrever a situação como "uma crise moral que desafia a consciência mundial".
Crise humanitária em Gaza atinge nível catastrófico com fome generalizada e desinformação
A situação humanitária na Faixa de Gaza deteriorou-se para um estado de fome generalizada, com dezenas de mortes por desnutrição, especialmente entre crianças, enquanto a crise é amplificada por uma guerra de desinformação nas redes sociais.



Artigos
5Mundo
Ver mais
As negociações no Congresso norte-americano sobre um acordo para financiar agências estatais paralisadas intensificaram-se, mas democratas e republicanos divergem ainda significativamente sobre como acabar com uma paralisação que é já a mais longa da história do país.

A China anunciou hoje a entrada em serviço do Fujian, o terceiro porta-aviões e o mais avançado da frota, equipado com um sistema de catapulta eletromagnética, assinalando um marco na modernização da marinha chinesa.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a adesão do Cazaquistão aos Acordos de Abraão, a "primeira de muitas" a esta iniciativa para a normalização das relações entre países árabes e Israel.

O tufão Kalmaegi causou cinco mortos no Vietname, anunciaram hoje as autoridades vietnamitas, um dia depois da tempestade tropical ter chegado ao país, após ter feito pelo menos 188 mortos nas Filipinas.




