O Presidente dos EUA, Donald Trump, foi categórico nas suas declarações, afirmando que "o Hamas não quer realmente fazer um acordo. Penso que quer morrer. E isto é muito, muito grave". Trump lamentou a retirada do grupo palestiniano das negociações, considerando-a "uma pena". Esta posição foi ecoada pelo enviado especial dos EUA para o Médio Oriente, Steve Witkoff, que afirmou que a resposta do Hamas demonstrava uma "clara falta de vontade em alcançar um cessar-fogo". O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, também responsabilizou o Hamas pelo bloqueio, declarando que o grupo é "o obstáculo para a libertação dos reféns". Como consequência direta do colapso das conversações, tanto os EUA como Israel anunciaram que estão agora a considerar "opções alternativas" para garantir a libertação dos reféns e encontrar uma solução para o futuro de Gaza, sinalizando uma possível mudança de estratégia, afastando-se da via diplomática que tem sido mediada pelo Qatar e pelo Egito. A retirada das delegações e a dureza das acusações marcam um ponto de viragem pessimista no conflito, diminuindo as esperanças de uma trégua a curto prazo.
Negociações de cessar-fogo em Gaza colapsam com retirada dos EUA e Israel
As negociações para um cessar-fogo em Gaza sofreram um grande revés depois de os Estados Unidos e Israel se retirarem das conversações em Doha, acusando o Hamas de não desejar um acordo e de ser o principal obstáculo à paz.



Artigos
5Mundo
Ver mais
As negociações no Congresso norte-americano sobre um acordo para financiar agências estatais paralisadas intensificaram-se, mas democratas e republicanos divergem ainda significativamente sobre como acabar com uma paralisação que é já a mais longa da história do país.

A China anunciou hoje a entrada em serviço do Fujian, o terceiro porta-aviões e o mais avançado da frota, equipado com um sistema de catapulta eletromagnética, assinalando um marco na modernização da marinha chinesa.

O Presidente norte-americano, Donald Trump, confirmou a adesão do Cazaquistão aos Acordos de Abraão, a "primeira de muitas" a esta iniciativa para a normalização das relações entre países árabes e Israel.

O tufão Kalmaegi causou cinco mortos no Vietname, anunciaram hoje as autoridades vietnamitas, um dia depois da tempestade tropical ter chegado ao país, após ter feito pelo menos 188 mortos nas Filipinas.




