O Ministério da Informação iraniano denunciou uma alegada conspiração para uma "guerra premeditada e multifacetada" que visava derrubar o regime e instalar um "governo-fantoche" liderado por Reza Pahlavi, filho do último xá. Segundo Teerão, o plano coincidiu com ataques aéreos israelitas e norte-americanos contra instalações nucleares iranianas em junho. O Irão rejeitou também as acusações do Presidente dos EUA, Donald Trump, de que teria interferido nas negociações de cessar-fogo entre Israel e o Hamas, considerando-as "absolutamente infundadas" e uma manobra de diversão. Em paralelo, a frente de conflito no Mar Vermelho continua ativa. As Forças de Defesa de Israel anunciaram ter intercetado com sucesso mais um míssil lançado do Iémen pelos rebeldes Huthis, que fazem parte da aliança contra Israel liderada por Teerão. Em resposta, os Huthis prometeram intensificar os seus ataques, anunciando uma "quarta fase" da sua ofensiva que passará a visar "todas as embarcações pertencentes a qualquer companhia que opere em portos israelitas inimigos, independentemente da sua nacionalidade". Este cenário demonstra que o conflito está longe de se limitar a Gaza, envolvendo múltiplos atores e geografias, e mantendo a região sob um elevado risco de escalada.
Aumenta a Tensão Regional com Acusações Mútuas entre Irão e Israel
A tensão entre Israel e o Irão permanece elevada, com Teerão a acusar Israel e os EUA de conspirarem para derrubar o regime iraniano, enquanto Israel continua a interceptar mísseis disparados do Iémen por rebeldes Huthis alinhados com o Irão. Estas ações refletem a contínua guerra por procuração e o risco de uma escalada mais ampla no Médio Oriente.



Artigos
5Mundo
Ver mais
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou esta quinta-feira, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global.

EUA anuncia cancelamento de voos por causa da paralisação do Governo e “reduzir a pressão” sobre o controlo de tráfego aéreo. Estima-se uma redução de 10% na capacidade em 40 aeroportos. Os voos internacionais parecem estar, por agora, garantidos, mas com o avançar de situação poderá ser afetados. [Leia mais]

Donald Trump anunciou que uma força internacional será enviada “muito em breve” para Gaza, com o apoio da ONU, para estabilizar o território após dois anos de guerra.

Várias pessoas sentiram-se mal e outras tiveram de receber assistência hospitalar depois de um pacote suspeito ter chegado a uma base militar norte-americana. O pacote continha um pó branco.







