
Gaza enfrenta o "pior cenário de fome" com crise humanitária a agravar-se
Organismos internacionais, incluindo as Nações Unidas, alertam que a Faixa de Gaza enfrenta o "pior cenário possível de fome", com a subnutrição infantil a aumentar 180% desde fevereiro e o número de mortes por inanição a ultrapassar 140. A situação catastrófica levou a uma mudança na retórica do Presidente norte-americano, Donald Trump, que contradisse o seu aliado israelita, Benjamin Netanyahu, ao admitir a existência de "fome verdadeira" no enclave. A Classificação Integrada de Fases (IPC), uma organização de monitorização da fome apoiada pela ONU, concluiu que "o pior cenário de fome está em curso em Gaza", prevendo "mortes generalizadas" se não houver uma ação imediata. A UNICEF Portugal corroborou a gravidade da situação, revelando que os níveis de subnutrição infantil aumentaram 180% desde fevereiro. O Ministério da Saúde de Gaza reportou que o número de mortos por fome já atingiu 147 pessoas, das quais 88 são crianças. Esta realidade foi negada pelo primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, que afirmou "não haver fome em Gaza". No entanto, o seu principal aliado, Donald Trump, assumiu uma posição contrária, declarando que as imagens de crianças famintas "não se podem falsificar" e que "há fome em Gaza", prometendo a criação de "centros de distribuição de alimentos". O psicólogo português Raúl Manarte, numa missão no terreno, descreveu um cenário desolador: "As crianças estão sempre a fazer sinal de 'dá-me de comer'". A situação é de tal forma grave que o secretário-geral da ONU, António Guterres, afirmou que a fome nunca deve ser usada "como arma de guerra".



Artigos
5




Mundo
Ver mais
Organização insta El Salvador a anular reforma eleitoral
A Comissão Interamericana dos Direitos Humanos (CIDH) instou esta sexta-feira o poder político do país a reconsiderar uma reforma constitucional aprovada e ratificada na semana passada que permite a reeleição presidencial indefinida em El Salvador.

Caracas insiste que não foram cometidos crimes contra a humanidade
A vice-presidente da Venezuela, Delcy Rodríguez, garantiu sexta-feira ao Tribunal Penal Internacional (TPI) que o Governo do Presidente Nicolás Maduro não cometeu "crimes previstos no Estatuto de Roma".

Ativista dos direitos humanos é detida na Venezuela
A organização não-governamental venezuelana Comité pela Liberdade dos Presos Políticos (Clippve) denunciou hoje a detenção da ativista dos direitos humanos Martha Lía Gragales, no final de uma concentração de apoio a mulheres atacadas por grupos parapoliciais esta semana.

Trump vai encontrar-se com Putin no Alasca na próxima semana. Zelenskyy condena qualquer decisão sem a Ucrânia
O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse que se vai encontrar com o Presidente russo, Vladimir Putin, no Alasca, na próxima sexta-feira, enquanto o seu homólogo ucraniano afirma que "qualquer decisão tomada sem a Ucrânia, nunca funcionará".