
Número de mortos em Gaza ultrapassa os 60.000
A ofensiva militar israelita na Faixa de Gaza atingiu um novo e trágico marco, com o número de vítimas mortais a ultrapassar as 60.000, segundo dados do Ministério da Saúde do Hamas. Este número, considerado fidedigno pelas Nações Unidas, equivale a uma média de 90 mortes por dia desde o início do conflito. De acordo com os dados divulgados, o número exato de mortos atingiu 60.034, com outras 145.870 pessoas feridas desde 7 de outubro de 2023. As autoridades de saúde de Gaza não fazem distinção entre civis e combatentes, mas sublinham que mulheres e crianças representam cerca de metade das vítimas mortais. A ONU e outros peritos independentes consideram estes números como uma contagem fiável. A guerra foi desencadeada por um ataque do Hamas em Israel que causou a morte de cerca de 1.200 pessoas. A retaliação israelita que se seguiu levou à destruição de vastas áreas de Gaza, deslocou cerca de 90% da população e mergulhou o território numa crise humanitária sem precedentes. O ministro espanhol da Defesa, ao anunciar o acolhimento de crianças doentes de Gaza, descreveu a situação como "absolutamente terrível" e o nível de crueldade como "inaceitável". A ofensiva israelita continua a ceifar vidas diariamente, com ataques a campos de refugiados, como o que ocorreu a norte de Nuseirat, que resultou na morte de pelo menos 30 palestinianos, cujos corpos chegaram ao hospital Al Awda "em pedaços".



Artigos
5




Mundo
Ver mais
Trump sugere "trocas de território" em acordo de paz entre Kyiv e Moscovo
O presidente norte-americano, Donald Trump, sugeriu hoje que um acordo de paz para a Ucrânia poderá incluir "trocas de território" entre Moscovo e Kiev, que "beneficiariam ambos" os beligerantes, embora reconhecendo que tais negociações são "complicadas"

Trump assinou diretiva que permite ação militar contra cartéis de droga
A ordem, alegadamente, fornece uma base oficial que permite operações militares dos Estados Unidos no mar e em solo estrangeiro contra cartéis considerados organizações terroristas pela administração norte-americana.

"Mais de um milhão" de imigrantes em situação ilegal deixaram os EUA
Mais de um milhão de imigrantes em situação ilegal deixaram os Estados Unidos por vontade própria desde o regresso de Donald Trump à Casa Branca, em 20 de janeiro, anunciou hoje a secretária de Segurança Interna.

ONU confirma ter-se reunido com polémica Fundação Humanitária de Gaza
O secretário-geral da ONU confirmou hoje que a organização se reuniu com a Fundação Humanitária de Gaza, entidade apoiada por Israel e Estados Unidos que desde maio controla a distribuição de alimentos naquele território palestiniano, apesar das críticas internacionais.