UE propõe suspender financiamento de investigação a Israel
A Comissão Europeia propôs a suspensão parcial da participação de Israel no programa de investigação e inovação Horizonte Europa, uma medida de pressão em resposta à grave crise humanitária em Gaza. A proposta, que visa afetar o desenvolvimento de tecnologias com potencial uso militar, representa uma das ações mais concretas de Bruxelas contra o seu parceiro israelita. A proposta surge após a constatação de que, apesar dos anúncios de pausas humanitárias por parte de Israel, "a situação continua severa". O objetivo é suspender o financiamento a 'start-ups' israelitas através do Conselho Europeu de Inovação, que faz parte do programa Horizonte Europa. Esta medida visa especificamente tecnologias que possam ter duplo uso, como sistemas de controlo de drones, mas salvaguarda que as universidades continuarão a receber financiamento. A decisão final requer o apoio de uma maioria qualificada dos Estados-membros da UE e enfrenta a provável oposição de países como Alemanha, Áustria, Hungria e República Checa. Israel, que aderiu ao Horizonte Europa em 2021 como país associado, repudiou a proposta. A discussão sobre a suspensão do Acordo de Associação UE-Israel tem vindo a intensificar-se, e esta é a primeira ação concreta que Bruxelas propõe ao Conselho. O programa Horizonte Europa, com um orçamento de 95,5 mil milhões de euros para o período 2021-2027, é um dos mais prestigiados do mundo, e a exclusão, mesmo que parcial, representa uma significativa sanção diplomática e económica para Israel.



Artigos
5Mundo
Ver mais
O Presidente do Brasil, Lula da Silva, lançou esta quinta-feira, no primeiro dia da cimeira de líderes da COP30 em Belém, um fundo internacional que pretende transformar a conservação das florestas tropicais numa estratégia financeira global.

EUA anuncia cancelamento de voos por causa da paralisação do Governo e “reduzir a pressão” sobre o controlo de tráfego aéreo. Estima-se uma redução de 10% na capacidade em 40 aeroportos. Os voos internacionais parecem estar, por agora, garantidos, mas com o avançar de situação poderá ser afetados. [Leia mais]

Donald Trump anunciou que uma força internacional será enviada “muito em breve” para Gaza, com o apoio da ONU, para estabilizar o território após dois anos de guerra.

Várias pessoas sentiram-se mal e outras tiveram de receber assistência hospitalar depois de um pacote suspeito ter chegado a uma base militar norte-americana. O pacote continha um pó branco.







