A falta de consequências judiciais para a grande maioria das alegações mina a confiança na capacidade do sistema israelita para garantir a justiça e o cumprimento do direito internacional.
Relatório aponta para "padrão de impunidade" em investigações israelitas sobre crimes de guerra
Um relatório do grupo de monitorização Action on Armed Violence revelou que Israel arquivou 88% das investigações sobre alegados crimes de guerra em Gaza, denunciando um "padrão de impunidade". O relatório destaca uma significativa falta de responsabilização dentro das forças armadas israelitas em relação a alegados abusos cometidos desde outubro de 2023. De 52 incidentes em que o exército israelita reconheceu estar a investigar potenciais crimes de guerra, apenas um soldado foi condenado e sentenciado a uma pena de prisão. Esta elevada taxa de encerramento de casos sem acusações ou condenações levou o grupo de monitorização a acusar Israel de fomentar um "padrão de impunidade". As conclusões levantam sérias questões sobre a eficácia e a imparcialidade dos mecanismos de investigação interna de Israel e alimentam os apelos internacionais para inquéritos independentes e responsabilização pelas ações durante o conflito em Gaza.



Artigos
5Mundo
Ver mais
Um vídeo que se tornou viral nas redes sociais está a emocionar o mundo. Nas imagens, uma mãe surge abraçada aos dois filhos, em lágrimas, pedindo ajuda e o fim do sofrimento que assola o seu povo. Visivelmente destroçada, o seu desespero tornou-se o retrato humano de uma tragédia que há meses se intensifica no […] O conteúdo O DESESPERO DE UMA MÃE REVELA A DOR NO SUDÃO aparece primeiro em 24Horas.

O Governo espanhol anunciou hoje uma contribuição adicional de 45 milhões de euros para o combate às alterações climáticas e reiterou a disponibilidade de Espanha para avançar nesse caminho e enfrentar o risco que representam os negacionistas.

Bruno Cardoso Reis considera que com o presidente americano "a única certeza é a incerteza". Destaca ainda que as Nações Unidas podiam ter dado mais visibilidade ao conflito Ucrânia - Rússia.

As autoridades da Rússia e da Ucrânia acordaram hoje um novo "cessar-fogo localizado" em torno da central nuclear de Zaporíjia para se procederem a reparações para evitar um eventual acidente nuclear, indicou hoje a AIEA.






