menulogo
Notícias Agora
user
Mundo August 6, 2025

Situação dos Reféns Israelitas Agrava-se com Divulgação de Vídeos pelo Hamas

A divulgação de vídeos pelo Hamas e pela Jihad Islâmica, mostrando reféns israelitas em estado de subnutrição extrema, chocou a comunidade internacional e intensificou a pressão sobre o governo de Benjamin Netanyahu. As imagens de Evyatar David e Rom Braslavski, visivelmente debilitados, foram usadas como propaganda, com o Hamas a afirmar que os reféns “comem o que nós comemos”, numa tentativa de ligar o seu sofrimento à fome da população palestiniana.

News ImageNews ImageNews Image

As imagens geraram uma forte reação em Israel, onde milhares de pessoas se manifestaram em Telavive para exigir a libertação dos cativos.

O pai de um dos reféns acusou o primeiro-ministro de escolher repetidamente não salvar o seu filho. Netanyahu descreveu os vídeos como “horríveis” e uma forma de “propaganda abominável”, afirmando que o Hamas “não quer um acordo”.

O governo israelita solicitou uma reunião de emergência do Conselho de Segurança da ONU para debater a situação e pediu ao Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) para fornecer alimentos e assistência médica aos reféns. Em resposta, o Hamas impôs condições para o acesso do CICV, exigindo a abertura de “corredores humanitários permanentes” para toda a Faixa de Gaza.

O CICV manifestou-se disponível para ajudar assim que haja um acordo entre as partes.

Dos cerca de 250 reféns capturados a 7 de outubro, acredita-se que permaneçam 49 em Gaza, dos quais apenas 20 estarão vivos.

ai briefingEm resumo
A crise dos reféns atingiu um novo pico de tensão com a divulgação de imagens chocantes, sendo instrumentalizada pelo Hamas para pressionar Israel, enquanto aumenta a angústia das famílias e a pressão interna e externa sobre o governo israelita para garantir a sua libertação.

Artigos

14
categoryVer categoria completa
Close