A carta aberta recorda o legado de jornalistas mortos em conflitos anteriores, como Marie Colvin e James Foley, para justificar a legitimidade ética de entrar em zonas de conflito sem aprovação oficial quando a urgência de testemunhar se sobrepõe ao silêncio imposto. A iniciativa destaca ainda o número elevado de vítimas entre os profissionais da comunicação social no conflito, com quase 200 mortos, a grande maioria palestinianos, tornando-o o mais mortífero para a imprensa de que há registo.
Jornalistas Internacionais Exigem Acesso a Gaza para Cobertura Independente
Mais de uma centena de jornalistas, repórteres de guerra e fotojornalistas de todo o mundo, incluindo figuras proeminentes como Christiane Amanpour e Anderson Cooper da CNN, e organizações como os Repórteres Sem Fronteiras, uniram-se para lançar uma petição exigindo acesso imediato e sem restrições à Faixa de Gaza. A iniciativa apela às autoridades israelitas e ao Hamas para que permitam a entrada de imprensa estrangeira, defendendo o “direito universal à reportagem independente” em zonas de conflito. A petição sublinha que, perante as frequentes alegações de crimes de guerra, “deve ser do interesse de todas as partes que estas alegações sejam investigadas por jornalistas independentes”. Os signatários, entre os quais se encontram vários profissionais portugueses como Adelino Gomes e Cândida Pinto, argumentam que o acesso é urgentemente necessário “não apenas para documentar a catástrofe em curso, mas para garantir que a verdade desta guerra não é ditada por aqueles que controlam as armas e a narrativa”.



Artigos
6Mundo
Ver mais
A Hungria recebeu isenções "gerais" e "por tempo indeterminado" das sanções norte-americanas sobre duas grandes petrolíferas russas, afirmou o primeiro-ministro Viktor Orbán, após uma reunião em Washington com o presidente Donald Trump.

Milhões de refugiados e pessoas forçadas a fugir dos seus lares estão presos num ciclo cada vez mais cruel de conflito e fenómenos climáticos extremos, segundo um novo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgado esta quinta-feira. O documento alerta que os choques climáticos estão a comprometer as possibilidades de recuperação, a […] O conteúdo Meteorologia extrema complica vida das comunidades migrantes afetadas por conflitos aparece primeiro em BOM DIA.

Os Estados Unidos da América realizam desde o início de setembro ataques aéreos regulares no Pacífico e sobretudo nas Caraíbas contra barcos que alegadamente dizem pertencer a traficantes de droga

Primeiro-ministro húngaro defendeu que a Hungria e os Estados Unidos são os únicos que procuram a paz na Ucrânia.







