O plano abrange localidades como Ofakim, Netivot e Sderot, bem como várias comunidades agrárias (kibutz) situadas numa faixa de até sete quilómetros da linha divisória com o enclave palestiniano. As medidas incluem o desenvolvimento de zonas industriais, a promoção de centros de inovação e investigação e a criação da primeira aldeia paralímpica de Israel. O ministro Bezalel Smotrich, uma figura da extrema-direita, declarou que o projeto tem “o potencial de duplicar a população nestas zonas do país” e que a “verdadeira vitória chegará quando os poucos inimigos que restam do outro lado da fronteira olharem para o lado israelita e disserem a si próprios: ‘A região da terra que queríamos atingir e eliminar está a crescer, a florescer e a desenvolver-se’”. Esta medida surge num contexto de guerra e visa reforçar a presença israelita na região que mais sofreu com o ataque do Hamas a 7 de outubro de 2023, sendo vista como uma declaração de intenções sobre o futuro demográfico e estratégico da área.
Israel Aprova Plano para Duplicar População em Comunidades Perto de Gaza
O governo israelita aprovou um plano estratégico para o desenvolvimento das comunidades localizadas no oeste do deserto do Negev, com o objetivo ambicioso de duplicar a população residente na chamada “zona perimetral” da Faixa de Gaza. A iniciativa, que prevê um investimento de 1,8 milhões de shekels (cerca de 450 mil euros), foi anunciada pelo primeiro-ministro Benjamin Netanyahu e pelo ministro das Finanças, Bezalel Smotrich.



Artigos
4Mundo
Ver mais
A Hungria recebeu isenções "gerais" e "por tempo indeterminado" das sanções norte-americanas sobre duas grandes petrolíferas russas, afirmou o primeiro-ministro Viktor Orbán, após uma reunião em Washington com o presidente Donald Trump.

Milhões de refugiados e pessoas forçadas a fugir dos seus lares estão presos num ciclo cada vez mais cruel de conflito e fenómenos climáticos extremos, segundo um novo relatório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) divulgado esta quinta-feira. O documento alerta que os choques climáticos estão a comprometer as possibilidades de recuperação, a […] O conteúdo Meteorologia extrema complica vida das comunidades migrantes afetadas por conflitos aparece primeiro em BOM DIA.

Os Estados Unidos da América realizam desde o início de setembro ataques aéreos regulares no Pacífico e sobretudo nas Caraíbas contra barcos que alegadamente dizem pertencer a traficantes de droga

Primeiro-ministro húngaro defendeu que a Hungria e os Estados Unidos são os únicos que procuram a paz na Ucrânia.







