O plano do governo de Benjamin Netanyahu enfrenta oposição interna, com alguns reservistas a convocarem protestos em Telavive. No entanto, Netanyahu garantiu em reunião do gabinete de segurança que conta com o apoio do Presidente norte-americano, Donald Trump, para avançar com a ofensiva.
Israel avança com plano de ocupação da Cidade de Gaza e mobiliza milhares de reservistas
O exército israelita iniciou a mobilização de dezenas de milhares de reservistas para uma vasta operação militar com o objetivo de ocupar a Cidade de Gaza, suscitando graves preocupações humanitárias por parte de organizações internacionais. A operação, que segundo a imprensa israelita poderá envolver entre 110.000 e 130.000 reservistas, visa desmantelar o que Israel considera ser o bastião político e militar do Hamas, incluindo a sua vasta rede de túneis. A Cidade de Gaza é também um dos últimos refúgios para centenas de milhares de civis no norte do enclave, que enfrentam a dupla ameaça dos combates e da fome. Organizações como a Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina (UNRWA) e o Comité Internacional da Cruz Vermelha (CICV) alertaram para a impossibilidade de uma evacuação em massa da cidade, que alberga cerca de um milhão de pessoas. Mirjana Spoljaric, presidente do CICV, afirmou que tal retirada “desencadearia um movimento populacional massivo que nenhuma área da Faixa de Gaza é capaz de absorver” e que as condições para uma evacuação segura e digna “não podem ser atualmente satisfeitas”. A UNRWA reforçou que uma escalada militar colocará quase um milhão de pessoas “em risco de serem novamente deslocadas à força”.



Artigos
5Mundo
Ver mais
A Operação Atalanta, sob comando português, libertou com sucesso o navio mercante MV Hellas Aphrodite, sequestrado por piratas ao largo da Somália, com 24 tripulantes a salvo e sem vítimas.

A Rússia exige explicações diplomáticas dos EUA após o anúncio de Donald Trump sobre a retoma de testes nucleares, feitos em resposta a movimentações militares russas e chinesas.

Israel entregou, este sábado, os corpos de 15 palestinianos a Gaza, um dia depois de militantes do Hamas terem devolvido os restos mortais de um refém israelita.

Um tornado com ventos superiores a 250 km/h atingiu o estado do Paraná e deixou um rasto de destruição. O governo declarou estado de emergência enquanto equipas de resgate continuam à procura de desaparecidos.






