A visita do presidente francês, Emmanuel Macron, ao Egito e o convite a várias nações europeias para uma cimeira de paz demonstram um esforço concertado para garantir um apoio internacional alargado. O presidente Macron tem prevista uma deslocação ao Egito na segunda-feira para discutir com os parceiros regionais as próximas etapas do plano de paz. Segundo a presidência francesa, esta visita insere-se na continuidade da iniciativa franco-saudita e dos trabalhos iniciados em Nova Iorque para a implementação de um plano de paz e segurança baseado na solução de dois Estados.
A França, juntamente com a Alemanha, o Reino Unido e a Itália, está também entre os países convidados para a cimeira de líderes mundiais que Donald Trump e o presidente egípcio al-Sisi estão a organizar em Sharm el-Sheikh.
O objetivo desta cimeira é mobilizar apoio político e financeiro para a governação e reconstrução de Gaza no pós-guerra. Adicionalmente, o chefe da diplomacia italiana, Antonio Tajani, expressou a disponibilidade da Itália para contribuir para a paz em Gaza com o envio de tropas, considerando o acordo um "momento crucial na História".














