Processo de Paz Curdo na Turquia Atinge Marco Histórico com Retirada do PKK
O Partido dos Trabalhadores do Curdistão (PKK) anunciou a retirada completa das suas forças do território turco para o norte do Iraque, um passo considerado histórico no processo de paz com o governo de Ancara. A decisão, saudada pelo partido no poder na Turquia, abre caminho para uma nova fase focada em soluções políticas e legais para um conflito de quatro décadas. O anúncio segue-se à decisão do PKK, em dezembro de 2024, de se dissolver e pôr fim à luta armada, em resposta a um apelo do seu líder histórico preso, Abdullah Ocalan. O porta-voz do partido governante AKP, Ömer Çelik, considerou a retirada um "resultado concreto" dos esforços de paz. Tuncer Bakirhan, vice-presidente do partido pró-curdo DEM, afirmou que "a primeira fase do processo está concluída" e que é tempo de avançar para a segunda, através de "passos jurídicos e políticos" no parlamento turco. As exigências do PKK incluem uma reforma constitucional que reconheça os direitos do povo curdo, a autorização de partidos políticos curdos e a libertação de Ocalan. Analistas, como José Vericat do instituto Elcano, sugerem que o receio de Ancara de uma aliança entre Israel e os curdos na Síria, após a queda do regime de Assad, é uma das principais motivações para o processo de paz, inserindo a questão curda no "tabuleiro de xadrez do Médio Oriente".



Artigos
5Mundo
Ver mais
Uma mulher de 32 anos foi morta a tiro em Whitestown, no estado do Indiana, depois de ter entrado por engano numa casa errada.

“A guerra é a continuação da política por outros meios.” — Carl von Clausewitz A guerra é, como lembrava Clausewitz, a continuação da política por outros meios. Porém, a transformação tecnológica emancipa a técnica das limitações humanas e altera o próprio sentido dessa continuação. Já não se trata apenas de inventar novos instrumentos, mas de […] O conteúdo Os Clones da Guerra Futura aparece primeiro em Jornal "O Ericeira".

O ministro do Comércio francês, Serge Papin, recusou hoje quaisquer negociações com o dono da plataforma asiática de comércio eletrónico Shein, depois de aquele empresário o ter solicitado, por escrito.

Foi iniciado um processo para suspender temporariamente a Shien no país, até a plataforma chinesa provar que o seu conteúdo está em conformidade com a lei.





