Esta iniciativa surge num momento em que o Eurogrupo também discute a evolução destes criptoativos, sinalizando um crescente interesse institucional no setor.
O movimento de grandes bancos comerciais em direção ao mercado de "stablecoins" representa uma potencial viragem para o setor de ativos digitais, que tem sido dominado por empresas de tecnologia e startups.
Segundo um dos artigos, bancos como o Goldman Sachs e o Deutsche Bank pretendem explorar o que descrevem como "uma nova oferta para todo o setor".
Esta iniciativa coincide com a preparação de bancos comerciais europeus para entrarem neste mercado, até agora liderado por entidades sediadas nos Estados Unidos.
A discussão sobre "stablecoins" ao nível do Eurogrupo, mencionada noutro artigo, indica que o tema ganhou relevância política e regulatória na Europa.
A entrada de instituições financeiras tradicionais e altamente reguladas neste espaço poderá trazer maior estabilidade, legitimidade e concorrência ao mercado de "stablecoins".
Adicionalmente, poderá acelerar a adoção generalizada destes ativos digitais, ao integrá-los de forma mais direta com os sistemas financeiros existentes e ao oferecer produtos que cumprem requisitos regulatórios mais rigorosos, desafiando os emissores privados que atualmente dominam este segmento.












