A iniciativa posiciona a icónica marca de automóveis de luxo na vanguarda da adoção de ativos digitais no seu setor. A aceitação de criptomoedas como forma de pagamento começou nos Estados Unidos em 2023 e foi estendida à Europa em 2024.

Agora, a empresa italiana aprofunda a sua estratégia com a criação do ‘Token Ferrari 499P’, em parceria com a 'fintech' italiana Conio.

Este 'token' digital estará ligado ao carro vencedor das 24 Horas de Le Mans e será acessível apenas aos 100 clientes mais exclusivos da marca, membros do ‘Hyperclub’. Segundo Enrico Galliera, diretor de marketing e comercial da Ferrari, a iniciativa "pretende fortalecer o sentido de pertença" entre os seus clientes mais fiéis. O lançamento está previsto para o início da temporada do Campeonato Mundial de Resistência de 2027. Para que o projeto avance, a Conio terá de solicitar uma licença ao abrigo da nova regulamentação de criptomoedas da União Europeia (MiCA), o que demonstra o compromisso da Ferrari em operar dentro de um quadro regulatório claro.

Esta dupla aposta, em pagamentos e 'tokens' colecionáveis, mostra como as marcas de luxo estão a explorar a tecnologia 'blockchain' para criar novas experiências e reforçar a exclusividade.