Esta iniciativa, apresentada na Web Summit 2025, visa transformar a rapidez e acessibilidade dos pagamentos globais, eliminando intermediários bancários tradicionais e oferecendo liquidez quase instantânea.
O novo serviço representa um avanço significativo na integração da tecnologia blockchain no sistema financeiro convencional.
Através da plataforma Visa Direct, as empresas podem financiar pagamentos em moeda fiduciária, enquanto os destinatários, como criadores de conteúdo, freelancers ou PMEs, têm a opção de receber os fundos em stablecoins indexadas ao dólar.
Esta funcionalidade permite transações quase instantâneas, disponíveis 24/7, contornando os atrasos e horários do sistema bancário tradicional.
A iniciativa visa responder diretamente às necessidades da crescente economia digital, onde, segundo o relatório “Monetized: Visa 2025 Creator Economy Report”, 57% dos criadores valorizam o acesso imediato aos seus fundos.
Chris Newkirk, Presidente de Soluções Comerciais e de Movimentação de Dinheiro da Visa, afirmou que “o pagamento em stablecoins significa permitir um acesso verdadeiramente universal ao dinheiro em minutos — e não em dias”.
A country manager da Visa Portugal, Rita Mendes Coelho, destacou os casos de uso para a economia portuguesa, sublinhando como esta solução pode beneficiar PMEs exportadoras e criadores que colaboram com marcas internacionais.
Além da eficiência, a Visa enfatiza a promoção da inclusão financeira, permitindo o acesso a pagamentos em dólares digitais em regiões sub-bancarizadas ou com acesso limitado a contas em dólar. A empresa garante que o projeto-piloto opera com um rigoroso cumprimento regulatório, incluindo protocolos Anti-Money Laundering (AML), e em diálogo constante com os reguladores para assegurar a integridade e segurança da sua rede global.














